Ao passar do tempo muitos químicos tentaram definir a fundo, oque era uma substância de teor ácido. Os três cientistas que se destacaram foram, Svante Arrhenius(1884), Bronted-Lowry(1923) e Gilbert Newton Lewis(1923).
Para Arrhenius, um ácido é um composto que contém hidrogênio e reagindo com água ''libera'' íons H+. Essa é o pressuposto mais comum utilizado hoje em dia, e também, é aquele que é passado para os alunos na escola, durante o ensino fundamental e médio.
Lowry e Bronted pensavam um pouco diferente de Arrhenius, para eles um ácido é uma substância que tem a tendencia de doar prótons(H+). Já para Lewis, um ácido é uma substância que aceita um par de elétrons. Todos esse químicos, além de pensarem em substância de teor ácido, também pensaram em substâncias de teor alcalino(básico), que serão abordadas futuramente.
Partindo para a classificação de ácidos, eles podem ser divididos em dois grupos, os hidrácidos(HCl, H2S), ácidos sem a presença de oxigênio, e os oxiácidos(HNO3, H3PO4), ácidos com a presença de oxigênio em sua composição. Esses dois grupos possuem nomenclatura diferente um do outro. Os hidrácidos são nomeados de forma bem simples, com uma estrutura ''genérica'', Ácido + elemento+ídrico. Como por exemplo:
HCl: Ácido clorídrico ;
HCN: Ácido Cianídrico;
Já os oxiácidos são nomeados a partir da seguinte regra:
Ácido+nome do elemento+ico--->estrutura mais ''comum'' do ácido;
Ácido+nome do elemento+oso--->estrutura com 1 oxigênio a menos, que o mais ''comum'';
Ácido+hipo+nome do elemento+oso--->estrutura com 2 oxigênios a menos;
Ácido+per+nome do elemento+ico---> estrutura com 1 oxigênio a mais;
Temos como exemplo:
HClO3->Ácido Clórico;
HClO2->Ácido Cloroso;
HClO->Ácido Hipocloroso;
HClO4->Ácido Perclórico;
Também podemos classificar os ácidos de acordo com o número de hidrogênios ionizáveis, como por exemplo:
Monoácido: HBr, HClO3(apenas 1 hidrogênio irá ionizar);
Diácidos: H2SO3, H2S(apenas 2);
Triácidos: H3PO4, H3BO3(apenas 3);
Com o conceito de hidrogênio ionizável, podemos determinar o grau de ionização do ácido, que irá definir o mesmo como forte, moderado, ou fraco, lembrando que este processo só é verdadeiro para os hidrácidos.
Para os oxiácidos, existe um método diferente para definir se um ácido é forte ou fraco, este método consiste em pegar o número de H e subtrair pelo número de O, como no modo a seguir:
HxEOy onde y-x=n
Se n=3->ácido muito forte;
n=2->ácido forte;
n=1->ácido moderado;
n=0->ácido fraco;
Como por exemplo:
HClO4: 4-1=3(ácido muito forte);
Existem também aqueles ácidos instáveis, ou seja, aqueles que não possuem ''força'' para se manter no meio ambiente, e por isso se decompõe, como por exemplo: H2CO3, H2SO3, H2S2O3. Todos estes ácidos, ao se decompor, formam água(H2O) e um estrato de sua composição, como é o cado do:
H2CO3<----->H2O+CO2;
Agora, sobre a escala de pH(0 à 14), os ácido são as substâncias possuem o pH menor que 7, essa informação pode ser obtida através de um peagômetro, ou de algum indicador de ácido/base, como é o caso de extrato de repolho roxo.
Comments