top of page
Foto do escritorNext

Estrutura da Matéria: Lei de Lewis

A Lei de Lewis, é o conjunto de regras para escrever uma molécula poliatômica mais complexa. Até o presente momento utilizamos a regra do octeto para escrever estas estruturas, este método pode até funcionar para moléculas mais simples, porém em alguns casos, utilizar a regra do octeto, irá ''originar'' uma molécula totalmente instável.

As regras que constituem a Lei de Lewis são:

  1. Decida qual é o átomo central(geralmente é o que tem menor eletronegatividade) e como os outros átomos estão ligados a ele;

  2. Conte os elétrons de valência;

  3. Adicione a ligações entre os átomos;

  4. Complete o octeto dos átomos ligados ao átomo central adicionando pares de elétrons isolados;

  5. Coloque os pares de elétrons remanescentes no átomo central;

  6. Se o átomo central não tiver um octeto, forme duplas;

  7. Se necessário calcule a carga formal para cada átomo e descubra a estrutura mais estável;

Após seguir as 6 primeiras regras, vem o passo de calcular a carga formal de cada átomo, para isso utilizamos a fórmula: CF=V-(L+1/2xS).

  • Onde V=número de elétrons na camada de valência do átomo isolado;

  • L=número de elétrons não compartilhados;

  • S=número de elétrons compartilhados;

O objetivo do calculo da carga formal é ver quais átomos estão estáveis em sua estrutura, para isso caso seja uma molécula neutra, o valor da carga formal de todos os átomos devem ser zero. Caso a molécula tenha carga positiva ou negativa, a mesma deve estar dividida entre os átomos da estrutura, com exceção do átomo central. A seguir, alguns exemplos da estrutura obtida ao realizar a lei de Lewis:

Na estrutura acima temos a molécula SO3, de carga neutra, podemos ver a formação de três duplas ligações, além dos elétrons ''livres'', que não se ligaram a nenhum. Está é a estrutura eletrônica de Lewis, em seu estado mais estável, o que pode ser comprovado ao realizar o calculo da carga formal, onde o resultado desta em todos os átomos será zero.


Na estrutura acima, temos novamente a molécula de SO3, mas desta vez com carga -2, percebe-se que a estrutura muda por completo na decorrência que agora só possuímos 1 dupla ligação, e como se trata de uma molécula com uma carga não neutra, ao realizarmos a carga formal de todos os átomos, iremos ter um saldo de ''-2'' dividido nos átomos de ligação simples, e este é o estado mais estável desta molécula.


Exercícios para este conteúdo: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-quimica/exercicios-sobre-formula-eletronica-lewis.htm


0 visualização0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page