top of page
Foto do escritorNext

Estrutura da Matéria: Ligações Covalentes e Metálicas

A ligação covalente, diferente da ligação iônica, que se caracteriza por doar, ou perder elétrons, a covalente se caracteriza pelo compartilhamento de pares de elétrons, está ligação ocorre entre átomos de hidrogênio e ametais.

Uma forma para se diferenciar uma ligação covalente de uma iônica é pela diferença de eletronegatividade, as moléculas covalentes possuem uma diferença menor que 1,7. Já os compostos iônicos possuem uma diferença maior que 1,7. Os que possuem uma diferença igual a 1,7 possuem características intermediarias, e acaba que não é possível definir entre covalente e iônica somente por esse método.

Podemos dizer que entre o compartilhamento de elétrons, as interações entre elétrons mais comuns são as simples, duplas e triplas, como mostra a imagem abaixo.


Existe também a ligação covalente coordenativa, ou dativa, como era usualmente chamada, observe a imagem abaixo, os traços vermelhos indicam que o átomo de enxofre está doando um par de elétron, e os outros traços representam o compartilhamento de elétrons.

Algumas moléculas fogem da regra do octeto, como é o exemplo da molécula de BF3, onde o Boro(B) não completa a camada de valência com 8 elétrons, como mostra a imagem abaixo:

Existem moléculas que possuem um número impar de elétrons, ou como é mais comumente chamado, radical livre, nesta molécula, além de haver um número impar de elétrons na camada de valência, geralmente há um para de elétrons livres, que não se liga à nenhum outro, como por exemplo:


Por ultimo, podemos citar as moléculas que ao ligadas, conseguem alcançar mais de 8 elétrons na camada de valência, como por exemplo:

Podemos citar como características das moléculas covalentes os seguintes pontos:

  • podem ser encontrados nos três estados físicos à temperatura ambiente;

  • ponto de fusões e ebulição, geralmente inferiores ao das substâncias iônicas;

  • quando puras não conduzem corrente elétrica;

  • algumas substância conduzem corrente elétrica quando em solução(ionização);

Sobre a ligação metálica, como o próprio nome já diz, ele ocorre entre metais e por isso possuí uma baixa eletronegatividade. Na ligação metálica, os elétrons estão praticamente livres devido a baixa eletronegatividade, e é a partir disso que teremos as características dos compostos metálicos:

  • é uma ligação desorientada;

  • modelo mar de elétrons: os cátions permanecem em uma arranjo regular e estão cercados por um mar de elétrons;

  • boa condutividade elétrica, como os elétrons estão livres, um fluxo de elétrons passa facilmente por essa estrutura;

  • boa condutividade térmica;

  • alta maleabilidade;

  • alta ductilidade(propriedade do material poder formar fios);

0 visualização0 comentário

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page