top of page
Foto do escritorNext

Estrutura da Matéria: Polaridade Molecular

No geral, podemos definir a polaridade de uma molécula de duas formas, polar e apolar. Quando existe uma diferença de eletronegatividade entre dois átomos, a ligação entre ele é polar. Usando exemplos simples, dizemos que uma molécula ou ligação é polar, quando há uma diferença de força entre elas. Se imaginarmos um cabo de guerra, a ligação seria apolar se ela permanece-se no lugar, e não tendesse a nenhum lugar, porém seria polar, caso ela não permanece-se no lugar.

Existe uma diferença quando falamos da polaridade de uma ligação, e a polaridade de uma molécula. Por exemplo, a polaridade da ligação da molécula de CO2 é polar, porém a polaridade da molécula inteira é apolar.


No esquema acima, devido a diferença de eletronegatividade entre o carbono(C) e o oxigênio(O), faz com que esse ligação seja polar, porém devido a sua geometria linear, faz com que a forças sejam iguais, porém em sentidos opostos, o que faz que o momento de dipolo total seja zero, assim podendo classificar a molécula como apolar.

Não é a mesma coisa na molécula da água, já que sua geometria é angular, devido a existência de uma nuvem de elétrons acima do oxigênio, faz com que a diferença de forças seja grande, assim sendo possível classificar a molécula como polar.


Generalizando, a polaridade como um todo de uma molécula depende de sua geometria molecular, caso seu momento dipolo total seja diferente de zero, a molécula será polar.

5 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page