top of page
Foto do escritorNext

Estrutura da Matéria: Tabela Periódica

Atualizado: 19 de jan. de 2021

Durante o início do século XIX, o número de elementos conhecido pela química aumentou consideravelmente, então começou a surgir idéias e métodos de organizar os elementos de acordo com os padrões encontrados, esses esforços deram resultado na criação da tabela periódica em 1869. Dmitri Mendeleiev(1834-1907) anotou a propriedade de cada um dos 63 elementos conhecidos na época em 63 cartões diferentes, ao tentar organizar estes cartões de maneiras diferentes, percebeu que, com pouquíssimas exceções, as propriedades se repetiam de forma periódica.


Esta seria a tabela periódica de Mendeleiev, neste momento organizada por número de massa atômica. Somente em 1913 Henry Moseley(1887-1915), percebeu que as propriedades dos elementos químicos estavam relacionados pelos seus números atômicos(Z). Com essa nova configuração, se tornou possível relacionar os elementos a partir de períodos e grupos, de acordo com as características de cada elemento e sua respectiva distribuição eletrônica. Vale lembrar que, a tabela periódica atual está desenvolvida de acordo com o conhecimento que temos de cada elemento. Portanto só temos um total de 7 períodos(estão relacionados ao número de camadas de cada átomo), mas esse fato não anula a possibilidade de um dia surgir um oitavo período, caso encontremos um átomo, cujo o número de camadas seja 8.

Como dito acima, os períodos estão relacionados com o número de camadas(n) de um átomo, na tabela periódica eles estão relacionados as linhas horizontais. Os grupos, ou famílias, são as colunas verticais da tabela periódica, onde cada uma possui um nome, ou numeração, as colunas indicam a quantidade de elétron existente na camada de valência do átomo. Esta regra funciona para os elementos dos grupos, 1, 2, 13, 14, 15, 16, 17, 18, onde o Hélio(He) é uma exceção.

Ex: Magnésio(Mg), de número atômico 12; 1s2 2s2 2p6 3s2;

O ''3s2'' representa a camada de valência deste átomo, e a partir desta ''numeração'', é possível encontrar o elemento na tabela. Basta relacionar a camada(número grande), com os períodos. E o subnível, com sua quantidade de elétron(expoente), com as famílias. Assim temos que o Magnésio(Mg) está no período 3, e na família 2.

Nomes dos grupos/famílias:

-Grupo 1: Metais Alcalinos;

-Grupo 2: Metais Alcalinos Terrosos;

-Grupo 13: Família do Boro;

-Grupo 14: Família do Carbono;

-Grupo 15: Família do Nitrogênio;

-Grupo 16: Calcogênios;

-Grupo 17: Halogênios;

-Grupo 18: Gases Nobres;

Lembrando que, os elementos do grupo 18, são estáveis, ou seja não formam ligações químicas em condições ambientes, por isso que são denominados de ''Gases Nobres''. Na tabela periódica, os elementos também são distribuídos em 4 classes, os metais, não metais, semi metais e gases nobres. O hidrogênio é o único elemento que não possuí uma definição certa, enquanto muitos autores o consideram um ''não metal'', outros não o consideram pertencente a nenhuma dessas categorias.


Vídeo Aula para Matéria: https://www.youtube.com/watch?v=yv5168bi1X4

2 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page