Desde o ínicio dos tempos, os grandes pensadores tentam responder perguntas como: ‘’O que é a vida?’’, ‘’Do que a vida é composta?’’. Analisando desde o auge dos filósofos gregos, houveram muitas teorias para responder estas questões, umas já provadas cientificamente, outras descartadas ao passar do tempo.
Podemos começar citando o filósofo grego, Empédocles, que por volta do século V a.C elaborou a teoria de que o mundo e tudo que habita nele são formados por 4 elementos, terra, fogo, ar e água.
E o que não era formado por esses 4 elementos, era formado por alguma combinação deles. Por exemplo, a lama, que seria formada pela terra e a água. Embora esta teoria seja considerada por um bom tempo, alguns pensadores até mesmo antes de Empédocles, já pensavam em uma estrutura da matéria muito mais complexa. Há praticamente 2400 anos atrás dois filósofos Leucipo e Demócrito pensaram na primeira idéia do átomo(que viria a ser aperfeiçoada e pensada até os dias de hoje, do grego a=não e tomo=divisível, a idéia inicial do átomo é que ele seria uma partícula indivisível, que comportaria todas as estruturas do mundo, desde as mais básicas, até as mais complexas.
A prova para esta teoria seria, a infinidade de substâncias existentes na natureza, e para os dois filósofos, elas deveriam ter algo em ‘’comum’’. Basicamente, para eles, o átomo era uma partícula pequena e indivisível, que formaria todas as substâncias existentes da terra, sendo que cada uma delas teria uma configuração de átomos.
Após anos, e diversas teorias tentando explicar as questões iniciais, uma das mais importantes foi a definição de átomo para o químico e físico britânico John Dalton. Na teoria deste químico, o átomo continuava sendo uma esfera maciça e indivisível. Em reações químicas, os átomos apenas se reorganizavam, em substâncias puras, todos os átomos eram idênticos em massa e outras propriedades. Basicamente, Dalton reafirmou o que os dois filósofos gregos propuseram antes, com a diferença que, neste momento a teoria está bem mais completa e com a possibilidade de explicar outras proposições como, a Lei das Proporções Múltiplas. O modelo atômico de Dalton é apelidado de Bola de Bilhar devido às características maciças e indestrutíveis.
Com o avanço das ciências, outras teorias e experimentos foram estabelecidos, um deles foi o experimento com a eletricidade usando o tubo de raios catódicos. Uma descarga era aplicada em dois pólos, dentro de um vidro cheio de gás, a alta ddp(diferença de potencial) gerada ocasionava um feixe de luz, e com este feixe foi possível observar a existência de uma nova partícula, uma de carga negativa, mais tarde sendo nomeada de elétron. A partir disso, Joseph John Thomson elaborou o modelo atômico conhecido como ‘’pudim de passas’’, neste modelo, a idéia dele era ser uma esfera maciça e positiva, com partículas negativas a sua volta.
O físico e químico Ernest Rutherford foi de enorme importância para a evolução dos modelos atômicos, pois foi com ele que a partícula ‘’próton’’, de carga positiva, foi devidamente descoberta, através de um experimento parecido com o tubo de raios catódicos. Além dele o físico James Chadwick foi de enorme importância também, pois foi ele que descobriu a partícula chamada ‘’nêutron’’, através de um experimento de bombardeamento de um átomo por uma partícula alfa Voltando para Rutherford, foi ele que elaborou o modelo atômico planetário, nele o átomo era composto por uma esfera contendo prótons e nêutrons, com elétrons orbitando em sua volta.
Rutherford chegou nessa conclusão através de um experimento de bombardeamento de partículas alfas em uma folha de ouro. A maioria dos disparos, atravessaram a folha, o que levou à conclusão que o átomo não se tratava de uma esfera maciça.
O físico dinamarquês Niels Bohr, foi o responsável por estabelecer um dos modelos mais usuais hoje em dia, principalmente para estudos menos aprofundados. Para elaborar este modelo, Bohr se baseou nos trabalhos de Max Planck, conhecido por sua teoria quântica da energia. Para Planck, um sistema possui quantidades certas, ou ‘’quanta’’ de energia, e esses pacotes de energia, como também são chamados, podem se movimentar. A partir disso, Bohr definiu que um átomo é feito por um centro de prótons e nêutrons, com camadas de elétrons a sua volta, ao todo existem 7 camadas, e cada uma com uma quantidade certa de elétrons, quando um elétron recebe energia, ele avança de camada, e logo após retorna para sua camada de origem, liberando 1 fóton( 1 quantidade de luz).
música para ajudar no conteúdo: https://www.youtube.com/watch?v=Kw_-54FNccM&t=4s
Comentários