Existem diversos fatores que podem influenciar em uma reação, hoje falaremos sobre os reagentes de excesso e limitantes, que são conceitos de extrema importância para a continuação ou o fim da reação.
O reagente limitante é aquele que literalmente limita a reação, pois quando ele é inteiramente consumido, a reação acaba, não importando a quantidade dos outros reagentes que restaram. Os reagentes que ''restam'', ou seja os que sobram, são denominados de excesso, e ele não terá ''função'' nenhuma após o fim do reagente limitante, quando a reação acaba.
E como fazemos para descobrir qual reagente será o limitante, e qual será o excesso? É de uma forma bem simples, basta observar o exemplo abaixo:
Exemplo: Leite Condensado + Chocolate--->Brigadeiro(reação genérica)
400g + 100g-------> 500g
Estas medidas acima são a pesagem padrão para está reação, mas oque acontece se eu mudar a quantidade de ingredientes para aumentar o produto final?
Leite Condensado(1200g) + Chocolate(400g) ----->Brigadeiro(1500g)
Desta vez, utilizamos medidas diferentes para os dois reagentes, para descobrir qual dos reagentes é limitante e qual está em excesso, basta utilizarmos proporção, é notório que o leite condensado aumentou em 3x sua quantidade, já o chocolate aumentou em 4x, assim temos que o leite condensado é o limitante, pois aumentou em uma proporção menor, e que o chocolate está em excesso, pois está em uma proporção maior. Assim temos que:
Leite Condensado(1200g) + Chocolate(300g)---->Brigadeiro(1500g)
limitante excesso(sobra 100g)
Em termos químicos, temos o seguinte exemplo:
2H2 + O2-->H2O
4u +32u--> 36u
12u + 100u-->
Desta segunda fileira qual será o reagente limitante, e qual será o em excesso? Para isso basta utilizarmos a proporção, a quantidade de ''H2'' aumentou em 3x, seguindo este valor, a quantidade de ''O2'' deveria ser 96u, como na fileira está em 100u, o ''O2'' é o reagente em excesso, e o ''H2'' é o limitante.
Comments