Carga nuclear efetiva(Zef) é a carga do núcleo que é sentida ou percebida por um elétron, quando se tem um átomo multieletrônico(mais de um elétron). Esta carga, não é a mesma da do núcleo(determinada pelo número de prótons, Z), isto porque, há um interação dos elétrons internos conhecida como efeito de blindagem(S).
Com o efeito de blindagem cada elétron do átomo sente a atração ao núcleo de maneira diferente. Blindagem também seria a redução da carga nuclear efetiva devido a diferença de forças de atração do núcleo sobre os elétrons do átomo.
O que gera a diferença de atração do núcleo sobre os elétrons é a Repulsão Eletrônica, na prática os elétrons mais internos reduzem a atração do núcleo por elétrons mais externos. Desta maneira, o elétron mais interno gera uma força de repulsão ao mais externo, ao mesmo tempo que o núcleo puxa o elétron externo para perto. No geral, o que temos é duas forças agindo em direções opostas assim, caso somamos elas, ocorrerá uma redução da atração do elétron da segunda camada, por exemplo.
Para calcularmos a carga nuclear efetiva, nós subtraímos o número de prótons(Z), pelo o efeito de blindagem(S), gerando a formula: Zef=Z-S.
Para se obter o número atômico, basta buscarmos ele na tabela periódica, agora para calcular o efeito de blindagem, precisamos realizar alguns procedimentos e cálculos.
Calculando a Blindagem(S):
1-) Fazer a distribuição eletrônica do elemento;
2-) Agrupar as subcamadas, de modo que as subcamadas ''s'' e ''p'' vão pertencer ao mesmo grupo.Ex: (1s) (2s 2p) (3s 3p) (3d) (4s 4p)...;
3-) Os elétrons mais externos ao elétron de interesse não devem ser contados, isso é terá valor igual a zero;
4-) Um elétron não exerce efeito de blindagem sobre ele mesmo, assim devesse retirar 1 elétron da subcamada de interesse;
5-) Elétrons do mesmo grupo se blindam com S=0,35, com exceção do 1s, que se blinda com S=0,30;
6-)Elétrons em grupos à esquerda blindam dependendo de quão interno o grupo está. (n-1)->S=0,85 e (n-2)-> S=1,00;
7-)Elétrons à esquerda do grupo ''d'' e ''f'' possui S=1,00;
Seguindo estes procedimentos corretamente conseguimos obter o valor de blindagem, com isso, basta subtrair pelo valor de número atômico. Podemos ver este procedimento no exemplo abaixo.
Ex:
Exercícios (com respostas), para este conteúdo: http://zeus.qui.ufmg.br/~qgeral/downloads/exercicios/02r%20carga%20nuclear%20efetiva-resolvido.pdf
Comments