Os mesmos químicos que tentaram explicar ácidos, também se aventuraram para definir oque significa um composto de teor alcalino(básico), como no tópico anterior, também podemos citar os cientistas, Svante Arrhenius(1884), Bronted-Lowry(1923) e Gilbert Newton Lewis(1923).
Arrhenius elaborou que, uma base é um composto que em solução aquosa, se dissocia e libra íons OH-, como no caso do pressuposto para os ácidos, essa é a definição mais comum para bases, e é aquela que nós aprendemos durante a escola nos períodos de fundamental II e ensino médio.
Bronted e Lowry citam que, os ácidos são substâncias que tem a tendencia de doar prótons(H+), já as bases são substâncias que aceitam esses prótons. Para Lewis, um ácido é uma substância que aceita um par de elétrons, já uma base é a substância que doa um par de elétrons.
A nomenclatura de uma base é bem mais simples, se comparada com a de um ácido, para classificar uma base, basta adicionar a palavra ''Hidróxido'' na frente do nome do elemento, como por exemplo:
Ca(OH)2-> Hidróxido de Cálcio;
Lembrando que apesar desta nomenclatura ser mais ''fácil'', existem algumas regras que precismos nos atentar, como é o caso da nomenclatura de bases com cátions das ''torres baixas''(metais de transição), como é o caso de:
Fe(OH)2->Fe2+ + OH-/Hidróxido de Ferro II;
Fe(OH)3->Fe3+ + OH-/Hidróxido de Ferro III;
Esta diferenciação se da por causa da ocorrência de ferro(Fe) em diferentes cargas, tanto como Fe2+ e Fe3+ na natureza.
Existem outras formas para se classificar uma base, como por exemplo, o seu número de hidroxilas(OH-), neste caso temos as monobases, dibases e tribases, como são o caso das:
NaOH, NH4OH(Monobases);
Ca(OH)2, Fe(OH)2(Dibases);
Fe(OH)3, Al(OH)3(Tribases);
Quanto ao grau de dissociação das bases, classificamos como bases fortes, todas aquelas com um cátion pertencente a primeira família da tabela periódica, os metais alcalinos. E classificamos como uma base fraca todo o restante dos cátions.
Já quanto a sua solubilidade em água, classificamos as bases com cátions de metais alcalinos e o hidróxido de amônio(NH4OH), como bases solúveis. As bases parcialmente solúveis como aquelas provenientes dos metais alcalinos terrosos. E o restante das bases, são classificada como insolúveis.
Um fato importante, é que da mesma medida que o hidróxido de amônio é considerado uma bases solúvel, o mesmo também é considerado como uma bases instável, ou seja tem dificuldade de se manter no ambiente. Fazendo com que sua estrutura se constitua dessa forma:
NH4OH<--->H2O + NH3
Comments