A partir desse topico você aprender a conhecida"Design Thinking".
Está preparado?.
Essa metodologia também conhecida como Apredizagem Investigativa, trabalhando de forma colaborativa e promevendo a empatia nos alunos. Nessa nova metodologia, o aluno se torna o formador de conhecimento e não apenas receptor de informação.
Na prática, a metodologia é dividida em cinco etapas:
As etapas de descoberta e interpretação devem ser construídas com desafios. A proposta delas é provocar e aguçar a curiosidade para enfrentar as questões levantadas. Nesse processo, considerar o conhecimento prévio individual e percepções significativas no decorrer da construção em busca de múltiplas soluções é fundamental.
Na fase de criação deve dar espaço à construção de uma “chuva de ideias” (o famoso brainstorm), um espaço para sonhar e colocar para fora até ideias visionárias. A quarta etapa, corresponde à experimentação – em que as ideias ganham vida –, é necessário possibilitar vivências para encontrar possíveis soluções para o desafio lançado.
A evolução é o desenvolvimento do trabalho. Ela envolve o planejamento dos próximos passos, compartilhando ideias com outras pessoas que podem colaborar com o processo. No desenvolvimento das etapas, o professor e os estudantes podem oferecer dicas de como organizar a ideias, seja formatando listas, usando post-its, histórias inspiradoras, fotos, aplicativos para celular ou tablets, por exemplo. São inúmeras possibilidades. Cada situação requer uma abordagem diferenciada que deverá ser construída coletivamente. Às vezes, a organização por post-its pode ser mais aplicável ao problema que está sendo explorado. Mas em outras, o uso de listas pode ser suficiente.
Comments