top of page
Foto do escritorNext

Fundamentos da Biologia: O que é um ser vivo?

Atualizado: 22 de jan. de 2021

Por que eu sou um ser vivo ?


Todos nós sabemos que quando olhamos para um cachorro ou para um gato que eles são seres vivos, mas a questão que vamos abordar neste tópico é de que, quais fatores e características nos permite dizer que algo é um ser vivo ? Com o avanço da ciência pode-se notar que os seres vivos têm características comuns, como assim características comuns ? É exatamente isso que você pensou, todos os seres vivos possuem características iguais que o definem como “ser vivo”, ou seja, você possui características comuns a de um golfinho, de um cachorro, ou até mesmo de uma planta, mas quais características são essas ? A primeira é a composição química:

Todos os seres vivos têm em comum os elementos químico, nitrogênio, carbono, hidrogênio, oxigênio, fósforo, enxofre entre outros, porém esses são os mais presentes e comuns entre os seres vivos. Segundo, Célula:

Quando estamos falando de células não podemos esquecer que se tem dois tipos de células a eucariótica presente nos animais e nos vegetais, sendo ela uma célula mais complexa que a célula procariótica, que é o outro tipo de célula porém trata-se de uma célula mais simples que estão presentes nas bactérias e a partir deste ponto temos seres unicelulares que possuem uma única célula e pluricelulares que constituem de mais de uma célula.


Com o avanço da ciência pode-se notar que os seres vivos têm características comuns, como assim características comuns ? É exatamente isso que você pensou, todos os seres vivos possuem características iguais que o definem como “ser vivo”, ou seja, você possui características comuns a de um golfinho, de um cachorro, ou até mesmo de uma planta, mas quais características são essas ? A primeira é a composição química:

Todos os seres vivos têm em comum os elementos químico, nitrogênio, carbono, hidrogênio, oxigênio, fósforo, enxofre entre outros, porém esses são os mais presentes e comuns entre os seres vivos. Segundo, Célula:

Quando estamos falando de células não podemos esquecer que se tem dois tipos de células a eucariótica presente nos animais e nos vegetais, sendo ela uma célula mais complexa que a célula procariótica, que é o outro tipo de célula porém trata-se de uma célula mais simples que estão presentes nas bactérias e a partir deste ponto temos seres unicelulares que possuem uma única célula e pluricelulares que constituem de mais de uma célula

Terceira característica é a reprodução:

Essa características traz algumas dúvidas como por exemplo, como as plantas se reproduzem ? Quando falamos em reprodução logo nos vem a ideia de reprodução do modo que os animais se reproduzem, mas e se eu te dizer que este não é o único meio, e que existe dois modos de reprodução, a reprodução que os animais utilizam chama-se reprodução sexuada, esse meio de se reproduzir envolve a troca de material genético, ou seja, quando um filhote de elefante nasce ele tem a genética materna e paterna pois no processo reprodutivo houve troca de material genético, a reprodução sexuada nos permite termos a variabilidade genética, ou seja, um ser vivo ser diferente do outro, mas pode a existir seres vivos idênticos ou até mesmo clones ? Pode sim através da reprodução assexuada.

A reprodução assexuada não ocorre troca de material genético, como por exemplo uma bactéria que se divide, ela se reproduziu mas como não houve uma troca de material genética, como não teve dois seres diferentes trocando seu material genético, a sua reprodução será um clone da bactéria original


Vamos para algo que já ouvimos falar mas as vezes não sabemos o'que é, estou falando do metabolismo:

O metabolismo é o nome dado a um conjunto de reações que ocorrem no organismo dos seres vivos, e existem dois tipos de metabolismo, o catabolismo e o anabolismo.

Quando um ser vivo faz um metabolismo a partir da união de moléculas mais simples e juntam elas para fazer uma molécula mais complexa isso é chamado de anabolismo, já o catabolismo é o contrário, quando o organismo quebra uma molécula complexa para formar moléculas mais simples isso é denominado catabolismo.

Todo ser vivo cresce:

Exatamente isso que você leu, todo ser vivo cresce, porém em alguns é mais evidente que outros, como por exemplo nos animais, já uma bactéria também cresce porém a nível celular.

A tão almejada evolução:

A evolução não significa crescer, evolução é quando ocorre mudança nas próximas gerações de uma determinadas espécie, mudanças genéticas, seja uma mudança visível ou não, vale ressaltar que a evolução não ocorre de um dia para outro e sim com o passar de milhares de anos, para nós sermos o'que somos hoje demorou mais de 3 bilhões de anos, ou seja, muito tempo.

Ser vivo e a reação:

Quando falamos de reação pode ser em relação ao calor, ao frio, reação a luminosidade como por exemplo a planta, a soja por exemplo, ela cresce em direção ao Sol, podemos até citar a reação que mais odiamos que é da dor de bater o dedinho no cantinho da cama.

E por último mas não menos importante, movimento:

Sim, movimento, “mas isso é mentira uma planta não anda”, não podemos confundir movimento com locomoção, os movimento pode ser internos ou externo, como locomoção no caso dos animais, ou quando uma planta se movimenta ou cresce em direção a sua fonte de estimulo, a planta não andou mas se movimentou.

Essas oitos características acima, estão presentes em todos os seres vivos, mas para deixar como uma pergunta estimuladora, ou uma pergunta de aprofundamento, eu lhes pergunto: O vírus é um ser vivo ou não ?

Tenha um excelente dia, e que os estudos estejam sempre em você, pois conhecimento nunca é demais.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page